quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Reforma Geladeira a Gás (Consul Camping)

Há um tempo atrás resolvi procurar uma geladeira a gás para instalar no trailer, encontrei em uma casa de refrigeração dois modelos, uma Consul camping e uma Consul com sistema de absorção porém somente com a opção de resistência elétrica, não funcionava a gás, comprei as duas e aproveitando o gabinete da que não é a gás que estava em melhores condições, montei uma Consul camping novinha. Testei ela algumas vezes com o trailer em casa, porém confesso que sempre que acampávamos não utilizava ela por receio que a chama apagasse, o sistema que corta o gás nestes casos falhasse e ocorresse algum acidente.

Decidi então que assim que fosse possível trocaria a geladeira a gás por uma 12V equipada com compressor Danfoss, e foi o que fiz.

Conheço algumas pessoas que utilizam este compressor em suas geladeiras mas em barcos, então quando resolvi pesquisar melhor encontrei o casal San E Dan do blog http://felizmotorhome.blogspot.com.br/search/label/Solar%20Brasil que utiliza esta geladeira há um bom tempo, recebi uma super ajuda do amigo Dan que me auxiliou desde a escolha dos produtos até o termino da instalação, grandes pessoas, vale muito à pena acompanhar seu blog onde relatam suas viagens e demais relacionados ao campismo, recebi também a ajuda do amigo Erico Neves do blog http://ericoneves.blogspot.com.br/ que utiliza uma geladeira com sistema semelhante aos compressores Danfoss e paineis solares e do amigo Carlos Portz que utiliza o compressor Danfoss na geladeira de seu Camper Larturist também com um sistema solar para carregamento das baterias (Carlos, se estiver lendo esta postagem, que tal criar um blog para relatar suas viagens? Se gostar da ideia me mande o link para colocar aqui).

Bom, antes de relatar minha experiência com meu novo sistema com geladeira 12v e Painel Solar, gostaria de mostrar a reforma da minha Consul Camping.




Como mostram as fotos, ela estava em condições bem ruins, porém após um jato de areia fina no sistema de absorção, seguido de uma pintura com galvanização a frio, substituição dos tubos de cobre do gás, revisão elétrica e pintura das demais partes, posso dizer que ficou novinha.








Parei de utilizar esta geladeira mas não por isso qualifico ela como ruim, pelo contrário, acho fantástico este sistema de funcionamento a gás. O link abaixo contém mais fotos da reforma da geladeira: 

28 comentários:

  1. Prezado Matheus, parabéns pela qualidade da restauração do frigobar, isto me animou a tentar fazer o mesmo, porém no meu caso preciso repor a mistura gasosa. Estou com dificuldade para encontrar alguém que faça isto. Poderia me ajudar?
    Att
    Lauro
    Maringá/PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lauro, obrigado pelo seu comentário! Sobre a mistura gasosa, infelizmente uma vez perdida não é mais possível recuperar, você teria que substituir o sistema de absorção por um que não tenha perdido a mistura.
      Estou a disposição para ajudar.
      Abraço.
      Matheus Silveira

      Excluir
  2. Que pena, mas de qualquer modo, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Vi o seu projeto gostaria de saber onde encontro um freezer pronto a gas com mais ou menos 150l para coloca-lo num barco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jetsom, desconheço a existência de freezer a gás à venda em nosso mercado, de repente veja se consegue algo com a Consul.

      Excluir
  4. boa tarde estou restaurando um frigobar deste e estou com duvidas quanto ao esquema elétrico da parte de 12 volts tentei olhar no seu mais não da pra visualizar então eu te pergunto ele tem duas resistências uma 12 e outra 110 ou aquele chaveador do gas tem alguma coisa elétrica que funciona 12 des de ja agradeço ....obrigado e parabéns ai pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, ela possui duas resistências elétricas, uma 12V e outra 110V, o acionamento do sistema elétrico se dá naquele interruptor de 3 posições, fora isso a relação que o sistema elétrico tem com aquela central do gás é o termostato que desliga a resistência quando a geladeira atinge a temperatura ideal. Abraço.

      Excluir
  5. Mateus,
    Adquiri um MH com uma geladeira destas.Para liga-la na rede a tensão é 110V, como no sul e muitos campings tem o 220V gostaria de saber qual o consumo dela, para eu comprar um trafo 220/100V só para ela. T

    ResponderExcluir
  6. Até pouco tempo atrás a Consul ainda fabricava uma geladeira somente a gás, mais direcionada ao uso rural, mas não tem mais nem em estoque. Pelo que eu me lembre as únicas geladeiras a gás novas atualmente disponíveis no mercado brasileiro e adequadas ao uso veicular são da marca Dometic.

    ResponderExcluir
  7. Amigo, gostaria de adquirir uma geladeira a absorção para estudo escolar. Sabe me orientar? ítalo.foradini@gmail.com Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a geladeira eu nao tenho , mas a parte de tras dela eu tenho

      Excluir
  8. ola preciso de uma geladeira desta a gas alquem me indica

    ResponderExcluir
  9. voce tem pra venda uma gelsdeira a gas grande

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Você poderia me dar algumas dicas do compressor que você colocou na sua geladeira.
    Você pegou uma geladeira comum e simplesmente colocou o compressor?

    Att. Denis Neves

    ResponderExcluir
  11. tenho uma destas pequena igual da safari , funciona no gas ,12v ,110v
    soaresanto@terra.com.br 18-997324285

    ResponderExcluir
  12. Olá..preciso comprar uma geladeira a gas urgente

    ResponderExcluir
  13. Oi. Posso instalar uma placa fotovoltaica no meu frigobar abrsoção Consul? Como? Agradeço e aguardo. pauloareletrica@gmail.com tel 21973451815

    ResponderExcluir
  14. Minha geladeira a gas nao esta gelando virei ela e desvirei deixei 12 horas para cada lado o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma Cônsul Rural que adquiri para o meu sítio onde não havia energia, porém, na mesma época a eletrificação chegou e nem cheguei a utiliza-la. Nunca a funcionei, pois não encontrei ninguém que soubesse me orientar e fiquei receoso. Está aparentemente em bom estado. O sítio é em Penedo, município de Itatiaia RJ

    ResponderExcluir
  16. Gostaria consegui o manual dessa geladeira

    ResponderExcluir
  17. Você consegue uma geladeira dessa para mim ou vende
    Estamos trabalhando num projeto aqui em são Paulo na Faculdade Itaquera
    Claudio.h.h@hotmail.com Fone 949993606

    ResponderExcluir
  18. Quem tiver uma pra vender por favor ligue para mim
    (11)94999 3606

    ResponderExcluir
  19. Tenho um Mini Bar porem a tubulação oxidou toda muito tempo parado. A parte eletrica esta ok Preciso somente da tubulação.
    Gostaria de obter uma cotação do sistema.

    ResponderExcluir
  20. Por acaso tens a foto da etiqueta de instruções de uso estou restaurando a minha e me falta a etiqueta.

    ResponderExcluir
  21. Onde encontro o queimador dessa geladeira para compra

    ResponderExcluir